17/09/2018 - Tecnologias invadem o jardim

Por Danny Braz

À primeira vista, o jardim pode parecer o local menos tecnológico de uma residência. A proposta do ambiente é proporcionar um maior contato com a natureza em detrimento do pesado cenário urbano, possibilitando bem estar e relaxamento. Entretanto, não é preciso abrir mão das soluções tecnológicas para ter tudo isso e muito mais. Veja algumas tecnologias capazes de melhorar a experiência em um jardim e ainda ampliar suas funções de sustentabilidade.

Captação de água da chuva: Não é necessário gastar vários litros de água para manter a beleza das folhas, flores e gramados. Com um sistema de captação da chuva, é possível armazenar água nos períodos chuvosos para reutilizá-la nos meses de seca. Essa solução é bastante simples, favorece o meio ambiente e ainda poupa recursos financeiros.

Irrigação por gotejamento: Nem todos sabem, mas cada espécie de planta tem necessidades diferentes de irrigação. Ao irrigar todas da mesma maneira, é comum vermos algumas que crescem e se mantem vívidas enquanto outras murcham e acabam não resistindo. Isso acontece pelo excesso ou falta de água. Com esse sistema inteligente de irrigação, é possível garantir a dose certa para cada uma com grande precisão.

Previsão do tempo: Já existe um sensor capaz de identificar o nível de umidade do solo, podendo suspender a irrigação automaticamente em caso de previsão de chuva. Esse sistema se conecta diretamente aos portais de previsão do tempo, controlando a irrigação conforme a demanda do jardim. Para quem viaja muito ou tem pouco tempo, é uma solução perfeita, já que o controle é feito de forma automatizada.

Captação de energia solar: Essa é uma tecnologia em grande expansão no Brasil, devido à forte irradiação solar que temos no país. Os painéis abastecem não só os sistemas de controle do jardim, mas a própria residência. Posicionados de forma a dialogarem com o paisagismo, eles ampliam o conceito de sustentabilidade do ambiente.

Iluminação: Um belo jardim também deve ser apreciado à noite. Há inúmeras tecnologias envolvendo iluminação programáveis via aplicativos, com várias possibilidades de cores e formatos. O melhor é que esses sistemas podem ser abastecidos pela energia gerada ali mesmo.

Gerenciamento centralizado: Boa parte dessas tecnologias podem ser gerenciadas por um controle central, capaz de programar a irrigação das plantas, ascender as luzes ou mesmo verificar o nível de água dos reservatórios. Tudo isso proporciona muito mais comodidade para o morador, que pode cuidar do seu jardim à distância.

Essas e tantas outras soluções que são desenvolvidas constantemente tem como único objetivo promover melhorias para esse ambiente tão especial para qualquer residência. Com elas, é possível desfrutar de um ambiente cuidadosamente pensado e planejado para ser palco de grandes momentos entre família e amigos.

Danny Braz é engenheiro civil, consultor internacional com foco em construções verdes e diretor geral da empresa Regatec.

NÓS PREZAMOS PELA

Inovação

Pioneirismo e inovação é nossa marca registrada e preocupação constante em nosso dia a dia.

Qualidade

A Regatec prima pela qualidade e execução dos projetos. Investimos frequentemente em pessoas e ferramentas visando sempre a eficiência dos projetos e economia de agua e energia.

Tecnologia

Estamos focados em utilizar os mais modernos equipamentos e softwares presentes no mercado mundial.

Criatividade

Somos movidos a desafios que estimule nossa criatividade para execução dos projetos cada vez mais eficientes com o que há de mais moderno no mercado de Irrigação.

Sustentabilidade

Esta é preocupação e foco constante. Executar cada vez mais projetos sustentáveis e com economia de água e energia.

COMPROMETIMENTO e CREDIBILIDADE: Mais de três mil obras entregues em 27 anos de atuação.

www.regatec.com.br