30/01/2018 - Tecnologia na irrigação é essencial para prática do golfe

Aspersores Valve in Head garantem a saúde do gramado nas zonas mais importantes dos campos, os Greens

O golfe é um esporte que tem se popularizado no Brasil nesses últimos anos, embora de um modo geral ele seja atribuído à cultura do hemisfério norte. Para quem joga é conhecida a preocupação com a manutenção dos campos, sobretudo da área conhecida como Green. Essa é a área mais nobre do campo de golfe e merece uma atenção especial na hora de ser irrigada. É por isso que a Regatec, líder nacional em irrigação para campos desse esporte há 28 anos, sempre recomenda a utilização de aspersores Valve In Head para Greens.

O Green é onde fica o objetivo do jogador, um dos 18 buracos a serem acertados. Lá a grama é mais baixa e delicada; extremamente curta, pois é nela que a bolinha deve rolar sem dificuldade para o buraco. Por isso se faz necessário uma irrigação cuidadosa para manter a qualidade, saúde do gramado e também a economia de água, já que a área de maior atenção geralmente é a que gera maior gasto.

Os aspersores do tipo Valve In Head, aparelhos usados no golf para irrigar de maneira suave na grama, possuem inúmeras vantagens como a abertura e fechamento instantâneo, que elimina a marca de água quando a pressão abaixa no fechamento, possibilitando a temporização diferenciada que não irriga nem a mais e nem a menos a grama. É o perfeito manejo hidráulico que garante a pressão desejada para uma área sensível.

A Regatec foi fundada em 1990 como a primeira empresa nacional a se especializar em irrigação e automação por controle central. A empresa foi idealizada por Danny Braz, engenheiro civil especializado em irrigação, que em 2004 se tornou o único brasileiro a possuir o Certified Golf Irrigation Auditor, pela Irrigation Association e pela Golf Course Superintendents Association of America. As certificações têm grande relevância por conta dos altos critérios de eficiência considerados em projetos internacionais, sobretudo para campos de golfe, algo que antes da Regatec nem era conhecido no país.

Não é a toa que Regatec recomenda a utilização desse tipo de equipamento desde 2000. “Aspersores diferentes podem ser usados em outras áreas do campo, mas o Green merece e precisa de atenção especial, o seu tempo de irrigação é menor, e isso além de fazer bem ao campo melhora o controle de água, evita o desperdício”, conta Braz.

Os Greens precisam de reformas de tempos em tempos. “No ano passado quando reformamos alguns Greens no Gávea Golf, em que haviam bancas (áreas com areia que servem de obstáculo) com formatos extremamente recortados, nos foi solicitado uma irrigação para entorno que não molhasse o interior das bancas, mas mantivesse o Green saudável. Os Valve In Head foram a solução”, afirma Braz. Já para as áreas entorno das bancas, foram usados aspersores de paisagismos com os modernos bocais rotativos, permitindo uma irrigação controlada da grama sem molhar as bancas. Isto trás um grande ganho no custo de manutenção das bancas, algo que é um sonho para os Green Keepers. “Ao reformar o seu Green, pense nisso, pois a irrigação com esse equipamento é uma modernidade que veio para ficar”, finaliza Braz.

NÓS PREZAMOS PELA

Inovação

Pioneirismo e inovação é nossa marca registrada e preocupação constante em nosso dia a dia.

Qualidade

A Regatec prima pela qualidade e execução dos projetos. Investimos frequentemente em pessoas e ferramentas visando sempre a eficiência dos projetos e economia de agua e energia.

Tecnologia

Estamos focados em utilizar os mais modernos equipamentos e softwares presentes no mercado mundial.

Criatividade

Somos movidos a desafios que estimule nossa criatividade para execução dos projetos cada vez mais eficientes com o que há de mais moderno no mercado de Irrigação.

Sustentabilidade

Esta é preocupação e foco constante. Executar cada vez mais projetos sustentáveis e com economia de água e energia.

COMPROMETIMENTO e CREDIBILIDADE: Mais de três mil obras entregues em 27 anos de atuação.

www.regatec.com.br