07/05/2018 - Regatec oferece soluções para economia de água durante estiagem

Período de seca não precisa mais significar desperdício de água na irrigação e muito menos jardins ressecados

O período de estiagem chega às regiões Sul e Sudeste do Brasil por volta de abril e maio. Comumente, isso significa a morte dos jardins ou o desperdício de água, que pesa no bolso e na consciência, já que os racionamentos são parte da realidade do brasileiro. Pensando nisso, a Regatec, empresa especializada em irrigação, oferece soluções de tecnologia de ponta para um controle de irrigação que considera a umidade do solo e a possibilidade de chuva de forma automática, garantindo desperdício zero.

Essa é uma época do ano em que já se espera racionamento e problemas com falta de abastecimento. No Rio Grande do Sul, por exemplo, 27 cidades já decretaram situação de emergência. Na falta de água, os jardins residenciais são os primeiros a morrer, deixados de lado em detrimento do consumo dos moradores. Porém, isso não se faz necessário se o jardim tiver um sistema de irrigação automatizado que possua o SMRT-Y, um sensor de umidade do solo pioneiro do mercado, e o LNK WiFi, uma espécie de pendrive, que permite controle da irrigação via aplicativo de celular. O sistema recolhe dados sobre chuvas diretamente de sites da internet, programando automaticamente a irrigação e as cancelando caso haja chuva prevista.

Na prática, o sensor detecta a quantidade de umidade do solo na hora de irrigar. Se houve chuva, ou por outro motivo o solo ainda estiver úmido, ele suspende a irrigação para evitar desperdício de água e proteger as plantas. “É uma forma de manter o jardim saudável, usando apenas água do reservatório. Assim, quando chove, a água fica armazenada para ser usada no momento certo”, explica Danny Braz, fundador da Regatec.

Já o LNK WiFi, funciona instalado atrás do controlador. Ele permite que se controle via aplicativo de celular todo o processo de irrigação à distância, evitando preocupação com jardins quando se está distante. Além disso, ele possui a função CEP, que automatiza o processo não só pelo temporizador normal do controlador, mas através das informações captadas sobre o clima da região em sites especializados. O controlador é recalibrado conforme a ocorrência do clima na região. Isso garante uma segurança extra no quesito economia de água.

As tecnologias já são comuns nos EUA. “Lá há uma preocupação maior com jardins, pois é mais comum ter essa área nas residências. Além disso, em locais como a Califórnia, eles são muito conscientes sobre a quantidade de chuva que possuem, e o que é preciso para gastar o mínimo possível de água dos reservatórios públicos”, completa Braz.

Os sistemas da Regatec já trabalham com reuso da água da chuva, fazendo com que a economia seja ainda maior porque que a água pode ser armazenada em períodos de maior precipitação e usada posteriormente. No Brasil, sobretudo no Sudeste, temos possibilidade de usar somente água da chuva em reserva por cerca de oito meses.

As vantagens não são apenas para os jardins. Além do bem estar que o ambiente proporciona, ter plantas ao redor da casa em uma época de ar mais seco traz benefícios para a saúde dos moradores. “O preparo compensa quando ganhamos a vantagem de um ar mais úmido justo quando mais precisamos, já que as plantas filtram o CO2, liberando oxigênio e umidificando a área”, conta Braz.

Os equipamentos são parte dos sistemas que a Regatec fornece há 28 anos, e tanto o sensor de umidade do solo quanto o LNK WiFi são exclusividade de fabricação da Rain Bird, uma das líderes em irrigação no mundo e parceria da Regatec desde sua fundação. Os equipamentos conseguem ser agregados a qualquer controlador do mercado. “As relação custo x benefício é imensa, pois em menos de um ano a economia gerada com água garante o retorno sobre o investimento”, finaliza Braz.

NÓS PREZAMOS PELA

Inovação

Pioneirismo e inovação é nossa marca registrada e preocupação constante em nosso dia a dia.

Qualidade

A Regatec prima pela qualidade e execução dos projetos. Investimos frequentemente em pessoas e ferramentas visando sempre a eficiência dos projetos e economia de agua e energia.

Tecnologia

Estamos focados em utilizar os mais modernos equipamentos e softwares presentes no mercado mundial.

Criatividade

Somos movidos a desafios que estimule nossa criatividade para execução dos projetos cada vez mais eficientes com o que há de mais moderno no mercado de Irrigação.

Sustentabilidade

Esta é preocupação e foco constante. Executar cada vez mais projetos sustentáveis e com economia de água e energia.

COMPROMETIMENTO e CREDIBILIDADE: Mais de três mil obras entregues em 27 anos de atuação.

www.regatec.com.br